Profissões e Salários

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segunda-feira, 22 de abril de 2013

Administração - Curso de nível superior



ADMINISTRAÇÃO


  • Bacharelado
  • Graduação
  • Graduação Tecnológica



É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. 

Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. 

Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.



 
O PERFIL DO ADMINISTRADOR


Homem, com renda mensal entre 3,1 e 10 salários mínimos, empregados de empresas de grande porte do setor privado.



Esse é o perfil do administrador de empresas segundo a Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2011, feita pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgada em maio de 2012. 

O estudo apontou o crescimento das seguintes áreas de atuação: gestão de recursos humanos, administração com foco em sustentabilidade, empreendedorismo, gestão pública e gestão focada em TI (tecnologia da informação).


MERCADO DE TRABALHO


 O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos a cada ano. 




 
Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011, existiam no país em 2010 cerca de 705 mil futuros administradores.

Esses dados dão uma ideia de quão concorrido é esse mercado. "Mas o crescimento da economia e a necessidade de melhoria nos processos produtivos nas empresas mantêm em alta a demanda por esse profissional", afirma Alexandre Ferreira de Pinho, professor da Universidade Federal de Itajubá. 

O administrador é procurado em todos os setores do mercado. A Região Sudeste oferece as melhores oportunidades. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.

Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: Conselho Federal de Administração).

Curso

Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. 

No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. 

Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado. 

Atenção: determinados cursos possuem um enfoque específico, caso de Ciências Imobiliárias, da UFMA; Gestão e Empreendedorismo, da UFPR, em Matinhos; e Logística, da Univali.


O que você pode fazer

Administração de Empresas

Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração Esportiva

Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração Financeira

Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração Hoteleira

Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração Hospitalar

Gerenciar hospitais, pronto-socorro e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de Produção

Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final. Administração pública planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de Recursos Humanos

Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração Rural

Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do Terceiro Setor

Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Auditoria

Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.

Comércio Exterior

Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.

Controladoria

Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo

Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão Ambiental

Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de Qualidade

Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.

Logística

Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing

Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem

Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação

Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.



Espero ter colaborado para você pesquisar o que te interessa e que seu futuro seja brilhante na profissão que escolher.

Se gostou compartilhetem muita gente precisando destas informações, de como escolher sua profissão.

Veja também meu blog pessoal, Tarciso de Souza, onde falo de relacionamento interpessoal, pessoas, comportamentos, amor, vida e muito mais...

Obrigado pela visita e BOA SORTE!!!



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