ADMINISTRAÇÃO
- Bacharelado
- Graduação
- Graduação Tecnológica
É o
gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização.
O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias
e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa.
Ele ajuda a definir, a
analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os
departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e
mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados,
participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e
do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de
carreira e programas de benefícios.
Coordena, ainda, os recursos materiais da
companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos
finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se
envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou
serviços.
Homem,
com renda mensal entre 3,1 e 10 salários mínimos, empregados de empresas de
grande porte do setor privado.
Esse é o perfil do administrador de empresas segundo a Pesquisa Nacional sobre o Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2011, feita pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), divulgada em maio de 2012.
O
estudo apontou o crescimento das seguintes áreas de atuação: gestão de recursos
humanos, administração com foco em sustentabilidade, empreendedorismo, gestão
pública e gestão focada em TI (tecnologia da informação).
MERCADO
DE TRABALHO
O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos a cada ano.
O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos a cada ano.
Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011, existiam no país em 2010 cerca de 705 mil futuros administradores.
Esses
dados dão uma ideia de quão concorrido é esse mercado. "Mas o crescimento
da economia e a necessidade de melhoria nos processos produtivos nas empresas
mantêm em alta a demanda por esse profissional", afirma Alexandre Ferreira
de Pinho, professor da Universidade Federal de Itajubá.
O
administrador é procurado em todos os setores do mercado. A Região Sudeste
oferece as melhores oportunidades. A maioria das empresas contrata o
profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados
depois de formados.
Salário
inicial: R$ 2.000,00 (fonte: Conselho Federal de Administração).
Curso
Em
geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como
matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática.
No
terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e
recursos humanos. O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. O
aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários.
Algumas
escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio
supervisionado.
Atenção:
determinados cursos possuem um enfoque específico, caso de Ciências
Imobiliárias, da UFMA; Gestão e Empreendedorismo, da UFPR, em Matinhos; e
Logística, da Univali.
O
que você pode fazer
Administração
de Empresas
Cuidar
de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos
humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de
estratégias de mercado.
Administração
Esportiva
Gerenciar
times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma
associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração
Financeira
Organizar
e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com
patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração
Hoteleira
Gerenciar
hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do
estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração
Hospitalar
Gerenciar
hospitais, pronto-socorro e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.
Administração
de Produção
Supervisionar
o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da
matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final. Administração
pública planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração
de Recursos Humanos
Cuidar
das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão,
os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento
e de capacitação da mão de obra.
Administração
Rural
Dirigir
empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a
distribuição e a comercialização de produtos.
Administração
do Terceiro Setor
Planejar
e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua
aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou
comunitários.
Auditoria
Acompanhar
a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou
organização.
Comércio
Exterior
Administrar
e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
Controladoria
Planejar
e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a
auditoria interna.
Empreendedorismo
Definir
as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades,
a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão
Ambiental
Planejar,
desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão
de Qualidade
Otimizar
os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.
Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e
clientes.
Logística
Implantar
e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da
matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
Marketing
Definir
as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes,
desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem
Elaborar
exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na
administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas
de informação
Gerenciar
os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus
equipamentos e programas necessários ao negócio.
Espero ter colaborado para você pesquisar o que te interessa e que seu futuro seja brilhante na profissão que escolher.
Se gostou compartilhe. tem muita gente precisando destas informações, de como escolher sua profissão.
Veja também meu blog pessoal, Tarciso de Souza, onde falo de relacionamento interpessoal, pessoas, comportamentos, amor, vida e muito mais...
Obrigado pela visita e BOA SORTE!!!
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